Bem-vindo ao nosso blogue!

Em plena Década para o Desenvolvimento Sustentável, a Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira quer marcar a diferença e contribuir para a mudança!

A geração Eco-Mouzinhos vai dar o seu contributo!Em prol da sustentabilidade, a comunidade educativa assume o compromisso: união e acção por um Planeta melhor!


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Esta semana as sessões do Clube do Ambiente foram dedicadas às aves marinhas, com especial relevo para as aves marinhas pelágicas: Cagarro (calonectris diomedea borealis), Estapagado (Puffinus puffinus), Frulho (Puffinus assimilis baroli), Painho de Monteiro (Oceanodroma Monteiro) e Painho-da-madeira (Oceanodroma castro).
As aves marinhas pelágicas são o grupo de animais mais ameaçado do nosso planeta. Estas aves têm vários aspectos em comum: passam a maior parte do seu tempo no mar, onde se alimentam; apenas vêm a terra para nidificar; reproduzem-se em colónias, escavando o seu ninho em buracos no solo ou aproveitando cavidades rochosas.
Infelizmente o seu número tem vindo a decrescer ao longo dos anos, devido à mortalidade causada por algumas artes de pesca e destruição dos seus locais de nidificação.
A ilha do Corvo proporciona o habitat ideal para estas aves devido à existência de grandes falésias em toda a sua costa e por ser rodeada por um mar muito rico, que é uma excelente fonte para a sua alimentação.
As actividades foram desenvolvidas em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, nomeadamente com o Dr. Nuno Oliveira, Dr.ª Sandra Hervia e Dr.ª Inês Ferreira, cujo contributo e empenho tem sido uma mais valia para a implementação das actividades de índole ambiental.
A Coordenadora do Projecto Eco-Escolas
Hermínia Rodrigues

Sem comentários: