Bem-vindo ao nosso blogue!

Em plena Década para o Desenvolvimento Sustentável, a Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira quer marcar a diferença e contribuir para a mudança!

A geração Eco-Mouzinhos vai dar o seu contributo!Em prol da sustentabilidade, a comunidade educativa assume o compromisso: união e acção por um Planeta melhor!


domingo, 23 de março de 2008

Dia Mundial da Água


A água é um recurso natural precioso.

A disponibilidade directa de água para consumo está muito limitada: a maior parte da água da Terra é salgada, e a maior parte da água doce está confinada em glaciares, ou a grandes profundidades, inacessíveis aos organismos terrestres.

A vida origina-se em meio aquoso, a maioria dos organismos dependem da água: esta é necessária para a sobrevivência dos animais e das plantas.

Actualmente, os usos da água foram amplamente alargados, e vão desde a obtenção de energia, funcionamento de parques aquáticos, passando pela refrigeração de circuitos industriais.

Por causa do uso excessivo, este recurso já ultrapassou a capacidade de renovação dos sistemas naturais, já que, apesar da água ser um recurso renovável à escala global, tal não é tão evidente à escala local, como consequência das alterações climáticas, do desequilibrio da localização das populações, do cada vez maior número de actividades económicas e dos usos domésticos.

No entanto, a disponibilidade da água não depende apenas da quantidade de recursos, mas também da sua qualidade.

Torna-se, então, evidente que temos de agir para mehorar os usos que damos à água.

Sem comentários: