Bem-vindo ao nosso blogue!

Em plena Década para o Desenvolvimento Sustentável, a Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira quer marcar a diferença e contribuir para a mudança!

A geração Eco-Mouzinhos vai dar o seu contributo!Em prol da sustentabilidade, a comunidade educativa assume o compromisso: união e acção por um Planeta melhor!


segunda-feira, 31 de março de 2008

Hasteamento da 1.ª Bandeira Verde

Com o objectivo de comemorar e divulgar os sucessos alcançados no projecto Eco-Escolas, a EBI Mouzinho da Silveira realizou, no passado dia 13 de Março, uma cerimónia para hastear a sua 1.ª Bandeira Verde.
Esta actividade esteve associada à comemoração do Dia Internacional da Energia, pelo que se realizou uma visita de estudo à Central Termoeléctrica do Corvo e aos moinhos tradicionais da ilha. Estas actividades permitiram sensibilizar os alunos para as disfunções ambientais geradas por um crescente consumo de energia.
Ao longo do dia esteve patente na escola uma exposição com trabalhos realizados pelos alunos, nomeadamente protótipos de casas do futuro, marcadores de livros sobre a energia e ventoinhas ecológicas.
Na cerimónia de hasteamento da bandeira estiveram presentes todos os alunos, professores, funcionários, elementos do conselho eco-escolas, encarregados de educação e entidades locais.
Para finalizar a comemoração realizou-se um pequeno beberete.
A coordenadora do Projecto - Hermínia Coelho

domingo, 23 de março de 2008

Dia Mundial da Água


A água é um recurso natural precioso.

A disponibilidade directa de água para consumo está muito limitada: a maior parte da água da Terra é salgada, e a maior parte da água doce está confinada em glaciares, ou a grandes profundidades, inacessíveis aos organismos terrestres.

A vida origina-se em meio aquoso, a maioria dos organismos dependem da água: esta é necessária para a sobrevivência dos animais e das plantas.

Actualmente, os usos da água foram amplamente alargados, e vão desde a obtenção de energia, funcionamento de parques aquáticos, passando pela refrigeração de circuitos industriais.

Por causa do uso excessivo, este recurso já ultrapassou a capacidade de renovação dos sistemas naturais, já que, apesar da água ser um recurso renovável à escala global, tal não é tão evidente à escala local, como consequência das alterações climáticas, do desequilibrio da localização das populações, do cada vez maior número de actividades económicas e dos usos domésticos.

No entanto, a disponibilidade da água não depende apenas da quantidade de recursos, mas também da sua qualidade.

Torna-se, então, evidente que temos de agir para mehorar os usos que damos à água.

domingo, 2 de março de 2008

Vamos proteger a Azorina Vidalii



No âmbito do Clube do Ambiente a turma do 5.º Ano foi descobrir alguns locais onde existe a Azorina vidalii, conhecida vulgarmente por Vidália.
Esta espécie é endémica dos Açores e protegida pela Convenção de Berna e pela Directiva dos Habitats. Trata-se de uma formosa e curiosa campanulacea, que cresce com igual bonomia em falésias rochosas e nos telhados corvinos de telha regional.
Actualmente esta espécie está ameaçada pelo avanço da flora exótica e pela destruição humana de habitats.
Face ao exposto, estes alunos quiseram ver de perto a beleza desta espécie e dar a conhecer à comunidade escolar as ameaças que ela enfrenta. Recolheram alguns exemplares, que cuidadosamente replantaram e identificaram.
Colocaram-nos em locais bem visíveis na escola, a fim de todos os colegas reconhecerem a sua fragilidade.
Fazemos votos que esta acção dê os seus frutos!

Os eco-mouzinhos Cláudia, Leandro, Solange e Paulo.

2.ª Eliminatória das XIII Olimpíadas do Ambiente


Na próxima 4.ª feira, dia 5 de Março, pelas 13h:30min, realiza-se na nossa Escola a 2.ª Eliminatória da XIII Olimpíadas do Ambiente. Os alunos apurados na 1.ª eliminatória irão realizar uma prova escrita individual e sem consulta sobre sete grandes áreas temáticas: conservação da natureza, recursos naturais, poluição, estilos de vida, ameaças globais, política ambiental e realidade portuguesa.
Boa sorte para os participantes!